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MOB Agency assume rebranding do Instituto Português de Fotografia, numa viagem entre o presente e o passado

30.3.2023

Sara Alves Chief of Content & Copy Officer

O rebranding do ipF, que há mais de 5 décadas ensina a expressar cada forma de olhar, surge da necessidade de reposicionar a marca como referência única de âmbito nacional e universal do ensino da Fotografia no país, pautada pelo rigor técnico, pela excelência, mas também pelo sentido de comunidade. 

O processo de descoberta, que levou depois à concretização da nova identidade em materiais online e offline, começou na génese do próprio ipF, bebendo de todos os seus valores: “Seria um eufemismo dizer que foi interessante viajar por imagens, cartas e brochuras da década de 70”, começa por explicar Ivo Gomes, CEO e co-fundador da MOB Agency. 

“Lançamos este rebranding como uma nova/velha identidade – e orgulhamo-nos da sua vertente mais antiga, onde estão todos os seus valores-chave”, continua. 

“Estes meses foram, sobretudo, um exercício de recuperação de um espírito de procura constante de conhecimento e de exploração, criado e fomentado pelo seu fundador Augusto de Moraes Sarmento, cujo rigor e paixão ainda hoje fazem parte do ADN do Instituto Português de Fotografia”. 

Leandro Moraes Sarmento, Presidente da Direção do IPF, explica, por sua vez, que "A celebração dos 50 anos do ipF e o falecimento do seu fundador foram dois eventos que aconteceram praticamente na mesma semana. Nascimento e continuidade de um lado, fim e morte do outro - dois extremos a serem experimentados num só momento. Desde então, tivemos também uma pandemia, o que levou a adaptações vindas de todos nós, e o ipF não foi excepção”.

“Este longo “inverno” trouxe questões e desafios, mas principalmente questões (...) Questões existenciais que provavelmente muitos de nós terão em 50 anos de existência. O ipF, enquanto organismo vivo, não foi exceção. Foi nessa sequência que surgiu a colaboração com a MOB”.

O rebranding da marca surge da vontade de levar uma “reinvenção”, “olhando para o futuro sem esquecer o passado”, continua.  

“Aliás, de certa forma, e talvez por saudade, quisemos voltar a esse passado e recuperar o lado mais humano, a simplicidade inicial, a conexão às pessoas, a paixão de fotografar, o entusiasmo na partilha de conhecimento, e a vontade de explorar o inexplorado - tudo o que esteve na génese do ipF, quando o instituto era apenas uma ideia na mente de um jovem de 30 anos (bastante decidido). Ao mesmo tempo, queríamos renovar o nosso compromisso para com o ipF pelos próximos 50 anos da sua vida”.

O rebranding do ipF conquistou esta semana na gala dos Prémios Lusófonos da Criatividade duas menções de Prata na categoria de Design Imagem Corporativa e Design Rebranding. A iniciativa visa distinguir, premiar e homenagear os mercados publicitários e de comunicação dos países de língua oficial portuguesa.